Posto de trabalho
A fim de promover a redução do contágio e barrar a circulação do vírus dentro das instalações ministeriais, o distanciamento social de 1,5 metro deve ser mantido em relação a cada um dos postos de trabalho, compreendendo as mesas e demais locais, sendo, em alguns casos, necessária a alteração do layout das salas.
De preferência, os ambientes devem permanecer com portas e janelas abertas, uma vez que a circulação do ar permite a não permanência no vírus no ambiente.
Os servidores, membros e demais profissionais devem estar atentos ao não compartilhamento de objetos pessoais durante o exercício de suas atividades, sempre realizando liberação do ambiente para a realização de higienização e da limpeza, sempre que necessário. Novos protocolos de higienização estão sendo implementados e será necessário o cumprimento tanto por parte da equipe de auxiliares de Serviços-Gerais, quanto pelos demais profissionais.
Nesse primeiro momento da retomada, o atendimento às demandas da sociedade deve ser, prioritariamente virtual, sendo realizada por e-mail, por meio de aplicativos de mensagem e sistema de videoconferência. O atendimento presencial deve ser utilizado somente em casos em que for inviável as modalidades já citadas.
Nos ambientes em que houver mais de um ramal, as pessoas devem priorizar o sistema de captura de chamadas, evitando assim contato com o aparelho telefônico já utilizado por outra pessoa. Outro cuidado importante é na recepção de documentos físicos, com o necessário manejo com luvas.